Diário de Leitura #18: Noite Eterna – Guillermo del Toro & Chuck Hogan

Uma trilogia que começou muito bem, mas do segundo para o último virou aquilo que podemos chamar de “picolé de chuchu”. 
Noite Eterna – Guillermo del Toro e Chuck Hogan
Editora: Rocco
Trilogia da Escuridão #3
Páginas: 416
Nota: 3/5
Sinopse: Dois anos após o início da epidemia de vampiros que se alastrou pelo globo, os dias têm apenas duas horas de sol e a humanidade encontra-se à beira da aniquilação. A única esperança de resistência contra o exército do Mestre, o vampiro ancestral, é o grupo liderado por Eph Goodweather. Mas as evidências de que há um traidor entre eles pode pôr em risco o destino da raça humana. Traduzida em mais de 20 países, a série renova as tradicionais histórias de vampiros e surpreende pela originalidade.
Li Noturno, o primeiro livro desta trilogia, em 2009. Gostei muito do universo criado pelos autores, parecia que seria um livro diferente sobre vampiros, algo com uma explicação com viés científico. Ledo engano. Depois de um começo forte, com descrições detalhadas sobre os mortos-vivos, uma boa apresentação dos personagens e um texto que nos deixava curiosos para saber mais sobre as criaturas, o ritmo diminuiu até quase parar desde o segundo livro, A Queda.
A impressão que eu tive (e, lendo algumas resenhas, outras pessoas também) é que del Toro e Hogan se atrapalharam com o desenvolvimento de uma boa ideia. A partir do segundo livro temos um claro sentimento de estar lendo sobre o holocausto. A história remete a isso claramente, existem espécies de campos de concentração onde os humanos ficam separados em pessoas cujo sangue é mais “apetitoso” aos vampiros; mulheres para procriação e o resto que é descartado. 
No começo, com a introdução do dr. Eph Goodweather e a dra. Nora Martinez, eu pensei seriamente que haveria uma tentativa de descobrir cientificamente a origem do vírus que vinha transformando as pessoas em criaturas sombrias em busca de seus Entes Queridos para também transformá-los. Mas não. De repente existe toda uma explicação mitológica que envolve 1) Deus (sim, O Deus da bíblia católica/evangélica); 2) um arcanjo que foi cortado em partes depois de matar outro arcanjo e 3) um bebê concebido por uma humana que antes de parir foi transformada em vampira, dando a luz a uma criatura mestiça.

No meio disso tudo temos os dramas pessoais dos dois médicos, um com o filho e a outra com a mãe; um grupo de bandoleiros que criam um senso moral depois que o planeta é dominado e querem ajudar o grupo a salvar o mundo; Vasiliy, um exterminador de ratos que convenientemente se torna um ótimo lutador (assim como todos os outros) e um velho conhecido do Mestre – o pai de todos os vampiros -, um senhor idoso, dono de uma loja de antiguidades, que passou a vida reunindo dados sobre as criaturas que ele mesmo já havia encontrada ~tchanam~na época do holocausto. Aliás, Abraham Setrakian é um dos melhores personagens, ele inspirou todos os outros a cumprirem a tarefa de derrotar o Mestre.

Com pouquíssimos momentos memoráveis, Noite Eterna encerra a Trilogia da Escuridão de maneira morna, corrida e muito massante. A motivação dos personagens não convenceu, parecia que eles eram um só de tão descaracterizados que foram ficando ao longo dos livros. Uma pena. A temática e a ambientação criada pelos autores poderia ter sido muito melhor explorada.

Mas a vida é essa, vivemos de altos e baixos, até mesmo com livros.

Meu nome é Gabriela, tenho 24 e sou jornalista. Trabalhei durante quatro anos grandes revistas das áreas de arquitetura e decoração e hoje sou freelance. Livros são a minha paixão e adoro falar sobre eles e tudo o que os envolve.

Responder

Your email address will not be published. Required fields are marked *

SOBRE

Meu nome é Gabriela, tenho 24 e sou jornalista. Trabalhei durante quatro anos grandes revistas das áreas de arquitetura e decoração e hoje sou freelance. Livros são a minha paixão e adoro falar sobre eles e tudo o que os envolve. Boas leituras!

Curta a Fanpage no Facebook

Assine nossa newsletter!

* indicates required

lendo

Categorias

Arquivo

SIGA-NOS NO TWITTER

SIGA-NOS NO PINTEREST

ads

Siga-nos nas redes sociais

×