Siga-nos nas redes sociais

Diário de Leitura #30: Doutor Sono – Stephen King

Título: Doutor Sono
Autora: Stephen King
Editora: Suma
Gênero: Terror
Páginas: 475
Nota: 5/5  


Em Doutor Sono descobrimos o destino de Danny Torrance e sua mãe depois dos acontecimentos no Hotel Overlook, em O Iluminado. O livro começa com um Danny de 8 anos de idade morando em um pequeno apartamento com Wendy. O garoto se levanta para ir ao banheiro e se depara com a Sra. Massey, a mulher do quarto 217. Depois do episódio, Danny procura Dick Halloran, que o ajuda a lidar melhor com os fantasmas e monstros que o assombram. 


Anos mais tarde, o agora Dan Torrance descobre que a bebida ajuda a apaziguar os efeitos da iluminação e cala as vozes na sua cabeça.  Buscando refúgio no entorpecimento, ele acaba por se tornar um alcoólatra, assim como seu pai. No entanto, determinados acontecimentos servem de gatilho para que, diferentemente de Jack, Dan procure ajuda e acabe por se tornar membro dos Alcoólicos Anônimos (AA). E é nesse momento que Abra Stone entra em sua vida.


A garota que é muito iluminada faz contato com ele pela primeira vez ainda com poucos meses de vida. Ao longo da trama ela se comunica por meio de uma lousa e, mais tarde, seus caminhos se cruzam definitivamente quando um grupo de viajantes resolve capturar Abra.


O Verdeiro Nó é uma organização antiga que viaja em trailers pelos Estados Unidos buscando sua principal fonte de alimentação: as almas de crianças iluminadas. Quanto mais sofrida a morte, melhor o sabor. Em determinado momento, a líder do grupo Rose, a Cartola, se depara com Abra e percebe que ela não é uma iluminada comum; pelo contrário, a força da menina poderia garantir alimento farto por anos e anos. A determinação em sequestrá-la aumenta quando a menina desafia Rose. 


Dan se vê sem outra opção além de intervir. 


King constrói relacionamentos como ninguém. O desenvolvimento da relação fraternal entre Dan e Abra é muito especial justamente por eles se entenderem de maneiras que ninguém mais poderia. Eles conseguem conversar por meio de imagens mentais e formam uma conexão poderosa.

Dan se preocupa com Abra, especialmente quando percebe que a menina sente um certo prazer em desafiar Rose e causar danos ao Verdadeiro Nó. 


Doutor Sono não é aterrorizante como O Iluminado, mas, como eu tenho um sério pavor do combo crianças+sobrenatural, fiquei assustadinha em diversos momentos, especialmente durante os capítulos da infância de Abra. A sequência de O Iluminado foca muito mais na capacidade dos poderes de quem é iluminado, do que nos monstros em si. Além disso, a trajetória de Dan enquanto alcoólatra em tratamento também é muito explorada.


Senti falta de ter relido O Iluminado antes de embarcar em Doutor Sono porque existem muitas referências e lembranças, e eu não me recordava de algumas delas. Quem não leu O Iluminado vai ficar bastante perdido se resolver começar por Doutor Sono.

São livros bem diferentes, mas como o próprio King fez questão de deixar claro em sua nota: o jovem escritor alcoólatra que escreveu O Iluminado é bem diferente do homem que escreveu Doutor Sono. Uma leitura fluída, dinâmica e cativante em todas as suas páginas. 

Compre na Amazon: https://amzn.to/322W8Ub

*Comprando através dos nossos links da Amazon você ajuda o blog a crescer e evoluir. Isso não gera nenhum tipo de custo a mais sobre o produto, legal né?


Meu nome é Gabriela, tenho 24 e sou jornalista. Trabalhei durante quatro anos grandes revistas das áreas de arquitetura e decoração e hoje sou freelance. Livros são a minha paixão e adoro falar sobre eles e tudo o que os envolve.

Responder

Your email address will not be published. Required fields are marked *

SOBRE

Meu nome é Gabriela, tenho 24 e sou jornalista. Trabalhei durante quatro anos grandes revistas das áreas de arquitetura e decoração e hoje sou freelance. Livros são a minha paixão e adoro falar sobre eles e tudo o que os envolve. Boas leituras!

Curta a Fanpage no Facebook

Assine nossa newsletter!

* indicates required

lendo

Categorias

Arquivo

SIGA-NOS NO TWITTER

SIGA-NOS NO PINTEREST

ads

×