Siga-nos nas redes sociais

Dicas para quem quer começar a ler

Se você é um leitor iniciante ou ainda não conseguiu abrir seu primeiro livro esse post é todinho seu. Vira e mexe ainda percebo uma certa surpresa nas pessoas quando digo que ler é meu passatempo preferido. Tem gente que afirma que não consegue ler porque sente sono, porque é muito difícil se concentrar nisso, porque preferiria estar fazendo uma coisa mais ativa e tantos outros motivos. Mas a questão é que, no fundo, ler é tão somente uma questão de hábito como qualquer outra atividade. 
Então, aqui vão alguma dicas para quem quer dar seus primeiros passos no universo da literatura ou ler um pouco mais do que já está acostumado!
  • Descubra do que você gosta e procure livros com esse tema. Vamos supor que você seja muito fã de filmes de ação. Esse pode ser o ponto de partida para seu novo hábito de leitura. Busque livros que abordem este assunto, quem sabe até mesmo um que tenha servido como base para seu filme favorito, assim as chances você se interessar pela história aumentam. Quando a gente lê o que gosta fica mais difícil desistir.
  • Insista. Assim como qualquer outro hábito, a leitura demanda persistência. Não adianta querer ler mais, mas desistir logo nas primeiras páginas. Óbvio que tem livros que realmente não nos capturam, mas se você está tentando criar um hábito separe alguns minutos por dia só para ler e foque em passar todo esse tempo lendo, nem que seja por apenas 15 minutos. 
  • Esconda o celular. Estamos tão viciados em redes sociais, joguinhos e outras distrações que nem percebemos o tanto de tempo que gastamos com isso. As vezes começamos alguma tarefa e cinco minutos mais tarde estamos com o celular na mão de novo. Por isso eu digo para deixar longe, assim você vai precisar se deslocar para alcançá-lo e a tendência é não querer ter esse trabalho. Ai você aproveita e foca na sua leitura.
  • Entenda seus hábitos de leitura e invista neles. Eu sou uma pessoa que precisa seguir uma rotina, então só consigo ler a noite – salvo quando estou de férias ou tenho algum dia de folga. Geralmente prefiro ler na cama e se possível com uma xícara de café. Talvez você prefira ler sentado em uma poltrona ou cadeira, no quintal/varanda, enfim, você precisa conhecer as suas preferências e se acomodar para ler de uma maneira que fique confortável levando em conta que você vai passar algum tempo ali.

  • Lembre-se que cada pessoas tem o seu tempo e você não precisa ler 20 livros por mês para sentir que atingiu algum tipo de objetivo coletivo. A vida não é uma competição, não devemos comparar nossa jornada a de outras pessoas em nenhum aspecto. 
É importante lembrar de se divertir, afinal a leitura nos possibilita conhecer novos assuntos, viajar sem sair do lugar e aprender constantemente.  Eu sempre digo que saber e poder ler é um privilégio e como tal deve ser aproveitado ao máximo. E você, tem alguma dica para compartilhar com a gente?

Leia também:

Meu nome é Gabriela, tenho 24 e sou jornalista. Trabalhei durante quatro anos grandes revistas das áreas de arquitetura e decoração e hoje sou freelance. Livros são a minha paixão e adoro falar sobre eles e tudo o que os envolve.

Responder

Your email address will not be published. Required fields are marked *

SOBRE

Meu nome é Gabriela, tenho 24 e sou jornalista. Trabalhei durante quatro anos grandes revistas das áreas de arquitetura e decoração e hoje sou freelance. Livros são a minha paixão e adoro falar sobre eles e tudo o que os envolve. Boas leituras!

Curta a Fanpage no Facebook

Assine nossa newsletter!

* indicates required

lendo

Categorias

Arquivo

SIGA-NOS NO TWITTER

SIGA-NOS NO PINTEREST

ads

×