Siga-nos nas redes sociais

15 dicas para conservar melhor os livros

Verdade seja dita: o sonho de todo leitor compulsivo é ter uma biblioteca particular. Passamos horas contemplando nossos títulos queridinhos e pensando em diferentes maneiras de organizá-los nas estantes ou nas prateleiras, sonhando com o dia em que poderemos dedicar um cômodo inteirinho a eles, não é mesmo?

Mas, para poder atingir esse objetivo, além de ter muitos livros e um quarto sobrando, é necessário conservar os volumes para que eles atravessem os anos em bom estado. É muito comum que, com o passar do tempo e a manipulação e armazenamento incorretos, as páginas fiquem amareladas, com manchas e cheiro de mofo – sem falar das lombadas destruídas. 
Pensando nisso, reuni uma série de dicas e sugestões para que você possa manter seu acervo como novo por muitos e muitos anos! 

Separei as dicas em três categorias: Armazenamento, Manutenção e Manipulação.

Armazenamento

1. Livros na vertical:

Pode parecer besteira, mas livros empilhados podem ficar manchados, especialmente os que estão embaixo. Além disso, o miolo e a lombada podem ser danificados por conta do peso. Se for impossível deixar na vertical, opte por colocar livros de mesmo tamanho um sobre o outro.

2. Local seco e arejado:

Se for possível, armazene seus livros em um espaço livre de umidade e com bastante ventilação natural. É muito importante que o ar circule pelos volumes. 

3. Deixe um espaço entre cada volume:

Muitos leitores assíduos têm o sonho de montar um biblioteca em casa. No entanto, hoje é difícil dispormos de espaço livre. Por isso, mesmo que a estante já esteja abarrotada, tente remanejar os volumes para que eles tenham um mínimo de distância entre eles para que o ar circule por ali. Isso evita problemas como mofo e o amarelar das páginas. 

4. Longe das paredes

Se sua estante ou nicho não tiver fundo, ou seja, se ficar pregado diretamente na parede, é bom deixar uma folga entre ela e os livros. Especialmente em cidades onde chove muito e nas épocas mais frias do ano as paredes tendem a ficar úmidas e, como já vimos, umidade e livros não combinam nadinha.

Pine esta imagem no Pinterest e leia o artigo mais tarde

5. Longe do sol e da luz

Porém, calor e livros também não dão match. O sol e luzes artificiais causam manchas e fazem as páginas ficarem amareladas e quebradiças. O ideal é deixar os livros em um lugar onde não haja incidência direta de luz.

6. Não embale seus livros

Vejo muita gente embalando os livros em saquinhos plásticos e eu mesma já pensei em fazer isso. Porém descobri que isso é a pior coisa que se pode fazer justamente pelo fato de os livos precisarem “respirar”. Mantê-los fechados não é uma boa ideia.

Leia também: Novos na Estante – Junho 2019
11 sites para baixar livros de graça (e legalmente!)
11 dicas para ler mais e melhor

Manutenção

7. Mantenha-os limpos

Isso pode dar um trabalhinho se você for dono de muitos títulos, mas é extremamente importante dedicar um tempo, pelo menos uma vez por mês, para fazer a limpeza da estante e dos livros. Eu costumo passar uma escovinha macia (ou espanador) por todo o livro e finalizo com uma paninho bem seco que passo na capa e na parte de trás. 

8. Folheie seus livros

Aproveitando a deixa da limpeza, é necessário folhear as páginas dos livros para que elas “respirem”. Apesar de amarmos colecionar, livros foram feitos para serem lidos, por isso quando ficam muito tempo guardados é preciso fazer essa manutenção. Dessa forma os volumes duram muitos anos e não correm o risco de ficarem com páginas amareladas e com cheiro de velhas. 

Manipulação

9. Não force a abertura 

Livros são muito delicados mesmo quando são produzidos com bons materiais e com cuidado no acabamento. Por isso, evite forçar a abertura das páginas ou fazer muita pressão quando segura o livro aberto. Isso pode quebrar a lombada e fazer com que as folhas se desprendam.

10. Mão limpas, livros limpos

Procure lavar as mãos antes de manusear os livros. A oleosidade natural da nossa pele pode sujar e manchar capas e páginas. Além disso, se houver qualquer outro tipo de sujeira em nossas mãos ela pode acabar passando para o exemplar. 

11. Comer enquanto lê, nem pensar

Sabe o velho ditado “faça o que digo, mas não faça o que faço”? Eu sou campeã de comer pipoca enquanto leio. Apesar que, em geral, eu acabo colocando o livro de lado porque não dou conta de segurar com uma mão só. Já perdi as contas de quantas vezes engordurei uma capa ou passei chocolate ao folhear uma página. Enfim, evitem. Especialmente líquidos, deixe-os o mais longe possível da sua coleção. 

12. Use uma capa protetora de tecido ao carregar na bolsa ou mochila

Hoje existe uma variedade de capinhas e lugares para comprar. Muita gente fabrica artesanalmente e vende pelo Instagram, vale uma pesquisa. Infelizmente não tenho uma boa indicação porque, das 3 capinhas que tenho, uma foi presente de uma amiga e as outras duas ganhei da TAG Livros.  

13. Não puxe os livros pela parte de cima

Esta é outra razão para deixar um espacinho entre cada livro. O ideal é puxá-los pelo meio ao retirá-los da estante ou prateleira porque quando você força a parte de cima da lombada ela pode rasgar. 

14. Não use a orelha para marcar 

A orelha do livro não existe para marcar a página em que você parou. Ela compõem a estrutura do livro e, quando fica muito tempo presa entre as páginas, pode fazer com que o livro fique torto e, assim, as páginas podem até mesmo se desprenderem.

15. Folhas e flores no meio dos livros nem pensar 

Não entendo o que há de tão romântico em deixar uma planta morta secando por anos dentro de um livro, mas tem gente que gosta. Porém, essa prática vai diminuir o tempo de vida do seu livro porque vai resultar em manchas. Isso também se aplica a clipes de papel, dinheiro, post-its e outros objetos que pressionem ou fiquem pressionados contras as páginas.

Leia também: Dicas para quem quer começar a ler
A Vendedora de Livros – Cynthia Swanson
Treze – FML Pepper

São as boas práticas que garantem a duração das coisas e com livros, que são extremamente delicados, não seria diferente. Se você quer muito que seus volumes te acompanhem por mais tempo e se tornem verdadeiras relíquias é preciso empregar tempo e paciência na conservação deles.

Espero que tenham gostado das dicas! Compartilhe esse texto com seus amigos leitores para que eles também comecem por em prática esse manual.

Sei que parece trabalhoso, mas depois vira um hábito e você faz tudo automaticamente!

Compre na Amazon: https://amzn.to/322W8Ub

*Comprando através dos nossos links da Amazon você ajuda o blog a crescer e evoluir. Isso não gera nenhum tipo de custo a mais sobre o produto, legal né?

Meu nome é Gabriela, tenho 24 e sou jornalista. Trabalhei durante quatro anos grandes revistas das áreas de arquitetura e decoração e hoje sou freelance. Livros são a minha paixão e adoro falar sobre eles e tudo o que os envolve.

2 Comentários

    Juliana Rabelo

    9th jul 2019 - 15:01

    Que dicas incríveis! Tenho praticamente uma biblioteca em casa, essas dicas vai me ajudar muito.

    Ótimo post!
    Blog da Juh
    Instagram @blogjulianarabelo
    Facebook

      Gabriela de Sanctis

      10th jul 2019 - 06:37

      Que bom que você gostou e que as dicas vão te ajudar!!!

Responder

Your email address will not be published. Required fields are marked *

SOBRE

Meu nome é Gabriela, tenho 24 e sou jornalista. Trabalhei durante quatro anos grandes revistas das áreas de arquitetura e decoração e hoje sou freelance. Livros são a minha paixão e adoro falar sobre eles e tudo o que os envolve. Boas leituras!

Curta a Fanpage no Facebook

Assine nossa newsletter!

* indicates required

lendo

Categorias

Arquivo

SIGA-NOS NO TWITTER

SIGA-NOS NO PINTEREST

ads

×