Siga-nos nas redes sociais

11 dicas para ler mais e melhor

Não me canso de repetir que ler nada mais é do que um hábito. É lógico que para os amantes da literatura existem significados mais profundos. Eu mesma tenho a leitura como um refúgio para onde posso ir quando me sinto triste, por exemplo. É uma forma de voltar minha atenção para outra coisa e tirar o foco do meu problema. A leitura também me traz sentimentos que não sei explicar muito bem, só de olhar para meus livros sinto alegria, conforto e uma certa paz. É meio doido.   Mas, em geral, assim como criamos uma rotina para comer, estudar, trabalhar, fazer exercícios e tantas outras coisas, se quisermos ler mais e melhor precisamos construir o hábito de sentar, abrir o livro e manter nosso foco todo nele. Fácil, né?   Depois que você pega o gosto, nunca mais quer parar de ler. Para mim, uma das atividades mais prazerosas desse mundão!   Mas e ai, vamos às dicas?

Os bracinhos ficaram até mais fortes depois do trabalho que deu
para tirar e colocar todos esses livros no lugar.

1. Separe um tempo exclusivamente para ler

Parece repetitivo, mas, assim como quando estamos criando o hábito de leitura, ou seja começando a ler, é preciso separar um tempinho que seja conveniente durante o seu dia para focar 100% na leitura. Por isso minha recomendação é que você escolha um horário que não seja corrido, ou algum momento em que você sabe que não será interrompido. Dessa forma fica mais fácil prestar atenção no livro e manter a leitura por mais tempo. Eu costumo ler a noite depois de já ter jantado porque não tenho nenhum outro compromisso, então posso dedicar várias horas à leitura. É claro que cada pessoa vai ter um tempo e uma rotina diferente, então o ideal é descobrir o “momento perfeito” e tentar fazer disso um compromisso diário.

2. Elimine as distrações

Celular e livros só dão match quando a leitura está sendo feita por meio do aparelho, do contrário, é preciso criar o hábito de deixar o smartphone bem longe, de preferência em outro cômodo. Quando temos que nos levantar para buscar o celular a tendência é não fazer isso e, consequentemente, passar mais tempo focado na história. E vamos combinar que, na maioria das vezes, pegamos o celular só pra rolar o feed do Instagram e quando nos damos conta já passamos duas horas ali sem fazer nada produtivo. Então, antes de perder seu valioso tempinho nas redes sociais, pense se você precisa muito do celular naquele momento ou se vai apenas se distrair. Não estou condenando os apps, pelo contrário, eu mesma passo horas no Instagram até porque produzo conteúdo na plataforma, mas precisamos colocar na cabeça que a vida real acontece fora da Internet.  

3. Carregue livros com você (ou o Kindle)

Sabe aquela velha história de que quem guarda sempre tem? Então, com a leitura é a mesma coisa. Se você sempre estiver com um livro à mão, sempre terá oportunidade para ler. É lógico que existem volumes que são gigantes e pesados, por isso, se puder, invista em um Kindle. É ótimo para essas situações e você pode aproveitar para ler mais de um livro por vez.  

4. Leia mais de um livro por vez com temas diferentes

Aproveitando o gancho anterior, tente ler mais de um livro por vez, se possível, livros com temáticas diferentes. Uma boa opção é ter um “livro para ler em casa” e um “livro para ler na rua”, assim você investe tempo em cada um deles em momentos diferentes e aproveita o dobro de leituras. Uma boa opção é carregar livros no Kindle. Se não puder investir dinheiro no aparelho Kindle você consegue baixar o aplicativo gratuitamente em seu celular e pode assinar o Kindle Unlimited, por exemplo. Hoje também existem muitos livros disponibilizados de forma gratuita e LEGAL em PDF, é só procurar. Aliás, vou anotar na minha listinha para fazer um post com links para livros gratuitos disponibilizados por bibliotecas e até autores. Quando você escolhe temáticas variadas é mais difícil confundir as histórias, além de exercitar sua capacidade mental.

Leia também: 11 sites para baixar livros de graça (e legalmente!)

5. Leia enquanto espera

Sempre, e eu não consigo reforçar isso o suficiente, tenha um livro à mão. Vai ao médico? Leve seu livro e o tempo na sala de espera vai ser o mais divertido da sua vida. Vai ficar esperando em uma fila? Livro. Tem uma entrevista de emprego e chegou muito cedo? Livro. Qualquer momento ocioso é oportuno para ler, perca o hábito de ficar só no celular e leia!

Fazendo a distraída com meu livro

6. Leia no transporte público (se conseguir)

Isso não funciona para mim porque eu passo muito mal, mas se você não sofre do mesmo problema aproveite as horas no ônibus, metrô ou trem para colocar a leitura em dia. Quem vive em grandes cidades perde horas no trânsito e esse tempo pode ser aproveitado para se entreter com uma boa história.

7. Faça leituras em conjunto

Quando assumimos um compromisso, mesmo que ele não seja de suma importância para nossas vidas, a tendência é que façamos de tudo para cumpri-lo. Por isso, combinar de ler um livro em um período de tempo X com um amigo, parente ou um grupo de pessoas na Internet pode ser aquele incentivo que faltava para ler mais. E no final você ainda vai ter com quem conversar sobre o enredo. Maravilha, né? Eu fiz a leitura conjunta de Os Miseráveis em 2017 e amei! Foi uma experiência muito divertida.  

8. Participe de desafios de leitura

Assim como a leitura em conjunto, participar de um desafio é um jeito de conseguir um gás a mais para focar em algumas leitras. No Instagram existem milhões de desafios de leitura e muitos produtores de conteúdo lançam desafios em feriados e outras datas especiais. Eu participava muito, mas como estou tentando diminuir minha pilha de livros para ler não tenho conseguido seguir quando é um evento temático. Mas é muito legal e você tem com quem conversar também!  

9. Não se prenda a uma lista 

Apesar de eu ter criado uma lista de leitura no mês de junho, percebi que talvez não seja uma boa ideia. Fiquei muito presa aos títulos que tinha escolhido, mas queria ter lido outros livros que foram surgindo no meio do caminho e isso acabou gerando uma situação meio estressante. Acho que é legal selecionar algumas leituras prioritárias, mas deixando espaço para o que for aparecendo de novidade. Vou usar essa técnica no próximo mês.

10. Faça anotações

Nossa memória é muito limitada, salvo se você for uma daquelas pessoas que tem memória fotográfica e lembram de tudo. Por isso, quando leio gosto de anotar resumos por capítulo, assim, se eu quiser relembrar a história ou alguma passagem específica, mas não estiver afim de ler o livro inteiro, basta consultar os post-its que deixo colados pelas páginas. Além do mais, quando escrevemos reforçamos a informação e, consequentemente, temos mais chances de lembrá-la. Essa é uma ótima dica para quem precisa fazer resumos ou quer começar a escrever resenhas.

11. Anote livros citados em livros

A tal da intertextualidade é a melhor coisa que existe na vida. Recentemente tive uma conversa com um amigo e a cada livro que ele mencionava, citava um outro seja porque o livro atual tinha sido citado no anterior ou porque algum contexto histórico do livro despertou seu interesse para conhecer mais sobre um lugar ou período de tempo. Vou explicar melhor com um dos exemplos da nossa conversa: ele estava lendo sobre a Guerra Civil Espanhola porque havia terminado a leitura de Por Quem Os Sinos Dobram, de Ernest Hemingway, e se deu conta de que não conhecia muito sobre a história da Espanha. Eu adorei essa sacada!  

E ai, gostaram das dicas? Me conta aqui quais são os seus segredos para ler mais e melhor.

Meu nome é Gabriela, tenho 24 e sou jornalista. Trabalhei durante quatro anos grandes revistas das áreas de arquitetura e decoração e hoje sou freelance. Livros são a minha paixão e adoro falar sobre eles e tudo o que os envolve.

3 Comentários

    11 sites para baixar livros de graça | O Décimo Terceiro Andar

    28th jun 2019 - 10:51

    […] 11 dicas para ler mais e melhor […]

    Gab

    4th jul 2019 - 21:58

    Amei!!!!
    Vou colocar em prática isso de sempre estar com o livro por perto e sempre ler no momentos de espera 😀

      Gabriela de Sanctis

      5th jul 2019 - 07:47

      Faça isso! Acho que esse foi o melhor conselho que já me deram, porque a gene fica muito ocioso quando está esperando alguma coisa. Então, em vez de ficar no celular, por que não ler um livro?

Responder

Your email address will not be published. Required fields are marked *

SOBRE

Meu nome é Gabriela, tenho 24 e sou jornalista. Trabalhei durante quatro anos grandes revistas das áreas de arquitetura e decoração e hoje sou freelance. Livros são a minha paixão e adoro falar sobre eles e tudo o que os envolve. Boas leituras!

Curta a Fanpage no Facebook

Assine nossa newsletter!

* indicates required

lendo

Categorias

Arquivo

SIGA-NOS NO TWITTER

SIGA-NOS NO PINTEREST

ads

×